Bem Vindos

Ser Educador não é só executar suas tarefas com excelência, é preciso ter a formação necessária para compreender o processo educativo. Pensando nisso o governo criou o curso Profuncionário, que é um programa que visa a formação dos funcionários das escolas públicas. Onde o profissional aprende com atividades teóricas e práticas a qualificar suas funções, oferecendo uma formação e contribuindo para uma nova identidade profissional. Essas atividades apresentam reflexões para construção crítica de conhecimentos e valores que ajudam para a construção da identidade dos funcionários da educação.

Os funcionários surgiram com papéis fundamentais, mas por muito tempo ficaram despercebidos e sem valorização, assim, o Profuncionário vem mostrar que todos os funcionários da escola são também educadores e muito contribuem no processo de ensino aprendizagem dos educandos.

A secretaria escolar tem como uma de suas tarefas o registro de toda documentação da vida escolar do aluno e da própria escola. Pensando nisso, o projeto de criação do Blog teve como objetivo levar a comunidade escolar um pouco do contexto histórico das escolas, mostrando o quanto é importante o trabalho de cuidado e arquivamento dessa documentação, sendo que esse é um dos muitos trabalhos desenvolvidos dentro de uma secretaria escolar.

Educação não transforma o mundo.

Educação muda as pessoas.

Pessoas mudam o mundo.

Paulo Freire

terça-feira, 30 de agosto de 2016

ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO ANTONIO FRANCISCO LISBOA – 34 ANOS- VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA




A Escola Estadual do Campo Antônio Francisco Lisboa - SEDE encontra-se localizada na Zona Rural, no entroncamento da MT-183 (Linha 05), km 05 e Caminho Vicinal 01, Comunidade São Lucas, no Município de Juina, Estado de Mato Grosso. e-mail: jna.ee.antoniof.lisboa@seduc.mt.gov.br. – CEP: 78320-000 – FONE:(66) 996191367
      A escola foi construida através de mutirões realizados pelas mães e pais, trabalhadores rurais, que já se preocupavam com o desenvolvimento de seus filhos, e educadores que posteriormente ocupariam suas funções, na própria escola.
 
       As atividades escolares tiveram início no mesmo ano, ou seja, 1979, sendo organizada pela Secretaria Municipal do Município de Aripuanã, no qual Juina ainda fazia parte, atendendo na oportunidade as quatro séries iniciais, ou seja, da 1ª a 4ª séries.




       Após a emancipação do Município de Juina, em 1982, a Escola passou a fazer parte da Rede de Escolas Municipais Rurais de Juina, e no ano de 1983, através do Decreto Municipal Nº. 35/83, com o parecer favorável do CEE/MT, Nº. 182/84 passou a denominar-se Escola Municipal Rural “Antonio Francisco Lisboa”, permanecendo em funcionamento até 1988, quando a mesma foi estadualizada.


       Seu primeiro Diretor foi o Professor Ivo Pedro da Silva, eleito pela Comunidade escolar, permanecendo no posto, de 1988 a 1989. Neste mesmo ano foi eleito o primeiro CDCE - Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, composto pelos segmentos: alunos, pais, funcionários e professores, sendo seu Presidente: Sr. Nerio Iteralto Gomes– segmento – Pai.
       Professora Rosana Aparecida Caire da Silva, eleita pela Comunidade escolar para o biênio de 2016 a 2017 – 13° Mandato.
A escola oferece o Ensino Fundamental Regular de forma contínua e articulada e está organizada segundo a fundamentação legal, na Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, conforme disposições das Resoluções: Nº. 150/99; Nº 262/02; 382/04; 383/04 do CEE/MT – Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.
A escola oferece o Ensino Médio de forma contínua e articulada e está organizado segundo a fundamentação legal da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, conforme disposições das Resoluções: Nº. 150/99; Nº 222/06 do CEE/MT – Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.






















Visita do CEI Arco Iris







2 comentários:

  1. ola......fui professor nessa escola de 1988 a 92....vc tem a foto da escola de frente antes dessa construçao ultima (aquela que era branca) aqui no blog tem ela, mas qdo a gente clic aparece a outra. eu gostaria de te-la pra por no meu trabalho de Titular na Universidade.
    grato

    ResponderExcluir
  2. meu email
    eriscarolli@uft.edu.br

    ResponderExcluir